MENU
Artefatos
Compensado
Crédito de Carbono
Doenças
Economia
Eucalipto
Financiamento
Maderias Tropicais
Móveis & Tecnologia
Painel
Pesquisa
Planejamento
Preservação
Secagem
Silvicultura
Sustentabilidade
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°95 - ABRIL DE 2006

Maderias Tropicais

Crescem importações de países da Europa

Crescem importações de países da Europa

Mesmo com forte pressão ambientalista, aumento de custos a nível internacional e limitações na oferta, as importações de madeiras tropicais por parte dos países da Europa continuam em alta, especialmente em madeira serrada e compensado.

O compensado continua sendo o principal produto de compra. Os onze principais países importadores da Europa somaram no último ano compras no volume de 4,69 milhões de m3, total 10% superior ao ano anterior. O Reino Unido continua sendo o principal país comprador, com 26,6% deste volume, vindo a seguir a Alemanha com 17%, a França com 12,4%, a Itália com 12,3% , a Bélgica com 11,6% e os Países Baixos com 11,4%. A participação brasileira neste item é bastante expressiva , principalmente na Alemanha, Itália e Bélgica.

Em outros países, especialmente o Reino Unido, a presença do compensado da Ásia é cada vez maior, com destaque para produtos da Malásia, Indonésia e China. Neste produto os países da Ásia participam com 39% do volume total importado, enquanto que os países da América Latina participam com 38,2 % e dos das África com 22,8%.

A madeira tropical serrada também tem um grande mercado na Europa. No último ano as importações totalizaram 4,2 milhões de m3, volume 5% maior que no ano anterior, mas ainda inferior as compras praticadas nos aos de 2000 e 2001, quando o volume chegou a 4,4 milhões de m2. Neste item a Itália é o maior país importador, com 20% do total, vindo a seguir a Espanha com 18,9%, Países Baixos com 17,5%, França com 16,5%, e Bélgica com 9,1%.

Na madeira serrada tropical a participação maior é dos países da África, com a oferta de 50,3% do total, com destaque para países como Camarões. Costa do Marfim e Gabão. A América Latina participa com 27,3% do volume importado e a Ásia com 22,4%. Para o Brasil os principais mercados são França e Países Baixos.

A Europa também importa madeira em toras, principalmente de países da África, que representam 97,5% do volume total exportado. A França ainda é o maior país importador, com 37,7% do total, vindo a seguir a Itália, com 17,5% e Portugal, com 13%. Países como Gabão, Congo e Camarões são os maiores exportadores, Mas o volume, que no último ano chegou a 1,26 milhões de m3, vem diminuindo nos últimos anos. Em 1990 a Europa importava 3 milhões de m3 em toras, e no ano de 2000 chegou a 2 milhões de m3.

A menor participação é de lâminas de madeira, embora com valor agregado muito maior. No último ano chegou a um total de 830 milhões de m3, volume que vem aumentando nos últimos dez anos. Neste ítem a participação brasileira é pequena, com grande destaque para os países da África.